Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Arthrocereus melanurus subsp. magnus N.P.Taylor & Zappi EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 15-03-2012

Criterio: B1ab(iii)+2ab(iii)

Avaliador: Arthur Sérgio Mouço Valente

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Esta subespécie está restrita aos Campos Rupestres da Serras do Ibitipoca e Negra, no estado de Minas Gerais, em altitudes acima de 1.000 m. Apresenta subpopulações dentro dos limites do Parque Estadual do Ibitipoca (SNUC). Fora dessa unidade de conservação a subespécie está presente na cadeia montanhosa da Serra Negra. Encontrada também ao sul da Serra Negra, onde ocorre na Reserva Particular do Patrimônio Natural São Lourenço do Funil (SNUC), localizada em Serrote, município de São Lourenço, limite mais ao sul conhecido para esta subespécie. A EOO calculada é de 169,81 km² e a AOO de 24 km², distribuídas em três situações de ameaça para essa subespécie: o Parque Estadual do Ibitipoca (SNUC); a vertente norte da Serra Negra, na abrangência dos municípios de Lima Duarte, Olaria e Santa Bárbara do Monte Verde; e, na vertente sul, no município de Rio Preto. A qualidade do habitat e EOO da subespécie está em declínio devido à invasão da gramínea exótica Melinis minutiflora (capim-gordura), sobretudo na competição em areais e substratos quartzarênicos, reduzindo sua AOO e restringindo-a aos afloramentos rochosos. Além disso, a subespécie sofre com o aumento na frequência de incêndios.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Arthrocereus melanurus subsp. magnus N.P.Taylor & Zappi;

Família: Cactaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Distingue-se das outras subespécies pelo seu tamanho bem maior, e por apresentar as peças do perianto mais largas, espatulado-apiculadas (Taylor; Zappi, 2004).

Dados populacionais

A população da subespécie encontra-se estável (Taylor, 2002).

Distribuição

A subespécie ocorre em Minas Gerais (Zappi et al., 2012).

Ecologia

Ocorre em Campos Rupestres, sobre substratos arenosos e rochosos (Taylor; Zappi, 2004).

Ameaças

9.9 Restricted range
Incidência local
Severidade very high
Detalhes A subespécie ocorre apenas na Serra do Ibitipoca (Taylor; Zappi, 2004).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A subespécie ocorre no Parque Estadual do Ibitipoca (SNUC) (Taylor; Zappi, 2004).

1.2.1.1 International level
Situação: on going
Observações: A subespécie é legalmente protegida pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Selvagens da Fauna e da Flora (CITES, 2011).

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A subespécie é considerada "Em Perigo" (EN), segundo a Lista Vermelha da flora ameaçada de Minas Gerais (COPAM, 1997).

Referências

- ZAPPI, D.; TAYLOR, N.; MACHADO, M. Cactaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000070>.

- CONVENTION ON INTERNATIONAL TRADE IN ENDANGERED SPECIES OF WILD FAUNA AND FLORA (CITES). PNUMA-CMCM (Comps); Lista de Espécies CITES (CD-ROM). Secretaría CITES, Ginebra, y PNUMA-CMCM, Cambridge, Reino Unido, 2011.

- THE INTERNATIONAL UNION FOR CONSERVATION OF NATURE. The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2010.2, IUCN. Disponível em: < www.iucnredlist.org >.

- TAYLOR, N. P.; ZAPPI, D. Cacti of Eastern Brazil. The Royal Botanic Gardens, Kew, 2004. 511 p.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

Como citar

CNCFlora. Arthrocereus melanurus subsp. magnus in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Arthrocereus melanurus subsp. magnus>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 15/03/2012 - 18:39:19